PICK-UP - WILLYS - FORD F-75 - RURAL - BAQUEANO -
De 1952 a 1959 a Willys importava o
modelo norte-americano.
Em 1960,
após o lançamento da nova Rural brasileira com design exclusivo, a Willys
Overland do Brasil já trabalha para o lançamento da pick-up derivada deste
veículo, um projeto totalmente brasileiro.
Em 1961 é
lançada a Pick-up Jeep, somente na versão 4x4. De design moderno e mais bonito
que a importada, possui maior espaço na caçamba devido aos paralamas
envolventes. A frente segue o desenho da Rural, assim como a motorização.
Porém, é mais pesada que a Rural, transporta 750 kg de carga e possui
entre-eixos maior do que a perua, assim como um tanque de combustível com maior
capacidade.
Em 1962 é
lançada a versão 4x2, câmbio de 3 marchas na coluna.
Em 1964 o sistema elétrico passa de 6V para 12V e recebe novo distribuidor Bosch.
Em 1965 é adotada a suspensão dianteira independente com molas helicoidais nos modelos 4x2. O câmbio de 3 marchas passa a ser sincronizado. Passa a denominar-se Pick-up Willys. Recebe também nova caixa de 4 marchas, sendo o primeiro utilitário Willys brasileiro com esse novo câmbio. Novos tambores de freios.
Em 1964 o sistema elétrico passa de 6V para 12V e recebe novo distribuidor Bosch.
Em 1965 é adotada a suspensão dianteira independente com molas helicoidais nos modelos 4x2. O câmbio de 3 marchas passa a ser sincronizado. Passa a denominar-se Pick-up Willys. Recebe também nova caixa de 4 marchas, sendo o primeiro utilitário Willys brasileiro com esse novo câmbio. Novos tambores de freios.
Em 1966 o
alternador substitui o dínamo e passa a ter roda-livre (modelo 4x4) como
opcional. Nesse ano é eleita Carro do Ano pela Revista Mecânica Popular. O
carburador é calibrado para economizar mais 20% de gasolina. Recebe barra
estabilizadora como opcional. Amortecedores com borracha mais silenciosa.
Com exclusividade, o Pick-up Willys recebe assentos semi-anatômicos com aberturas laterais para melhor ventilação.Nova calibração nos amortecedores.
Com exclusividade, o Pick-up Willys recebe assentos semi-anatômicos com aberturas laterais para melhor ventilação.Nova calibração nos amortecedores.
Em 1967
também recebe novo painel, como a Rural, com instrumentos separados e defronte
ao motorista, trava de direção e câmbio de 4 marchas sincronizado passa a ser
opcional. A versão 4x2 recebe suspensão dianteira independente como opcional.
Novas maçanetas e pedais com novo formato quadrado. É introduzido o parachoque
traseiro.
Em 1968
passa a ser fabricada sob a marca Ford-Willys e recebe o motor 3.000cc como
opcional.
Em 1969, assim como toda a linha de utilitários passa a ter o eixo traseiro com tubo de maior diâmetro (canela grossa).
Em 1970 recebe novo feixe de molas mais largo e reforçado na suspensão traseira.
Em 1969, assim como toda a linha de utilitários passa a ter o eixo traseiro com tubo de maior diâmetro (canela grossa).
Em 1970 recebe novo feixe de molas mais largo e reforçado na suspensão traseira.
Em 1971
recebe o letreiro FORD estampado na tampa traseira.
Em 1972 passa a chamar-se F-75.
Em 1975, assim como a Rural e o Jeep, recebe o novo motor Ford OHC 2.300cc 4 cilindros a gasolina e o novo câmbio de 4 marchas. Neste ano, somente a versão 4x4 passa a ser fabricada.
Em 1972 passa a chamar-se F-75.
Em 1975, assim como a Rural e o Jeep, recebe o novo motor Ford OHC 2.300cc 4 cilindros a gasolina e o novo câmbio de 4 marchas. Neste ano, somente a versão 4x4 passa a ser fabricada.
Em 1976
recebe o novo carburador DFV 228-121.
Em 1978,
após encerrada a produção da Sedan Rural, a F-75 continua a ser produzida
normalmente.
Em 1980
recebe o motor Ford OHC também a álcool.
Em 1981 recebe freios duo-servo.
Em 1983, com a concorrência da Pampa e outras pickups menores, deixa de ser produzida. A última unidade fabricada era uma F-75 4X4 a álcool.
Em 1981 recebe freios duo-servo.
Em 1983, com a concorrência da Pampa e outras pickups menores, deixa de ser produzida. A última unidade fabricada era uma F-75 4X4 a álcool.
BAQUEANO
Modelo
argentino produzido pelas Indústrias Kaiser Argentina (IKA) equivalente ao
Pick-up Jeep/F-75 brasileiros. Este modelo era denominado Baqueano, podia
transportar até 1 ton, utilizava os motores da Estanciera, de 6 cilindros a
gasolina. No início (1957) vinha com os paralamas salientes da caçamba
idênticos ao modelo norte-americano, nos anos 60 adotou novo desenho, como
visto na segunda foto, abaixo. Porém, a cabina continuou com o estilo
norte-americano.



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